sexta-feira, 3 de julho de 2009

VISÃO ESTRATÉGICA

O Colégio Estadual Professor Alfredo Nasser é uma Entidade Educacional que visa à formação profissional, intelectual, religiosa e cognitiva do aluno. Sua meta principal é formar cidadãos conscientes e críticos para enfrentar sem dificuldade os problemas do dia-a-dia.
A LDB (Lei 9.394/96) redimensionou o conceito de escola e explicita que está nas mãos dos sujeitos que a fazem definir a organização do seu trabalho pedagógico, essa atribuição implica a definição dos caminhos que ela vai tomar e, conseqüentemente, a construção de sua autonomia.
Devido à necessidade de organização e inovação da ação coletiva no cotidiano de seu trabalho e tendo a legislação assegurando esta possibilidade a Escola torna todos os sujeitos envolvidos importantes neste processo de elaboração e execução que torna seus atores responsáveis pelos serviços educacionais que a instituição presta à comunidade, procurando sempre a melhoria de qualidade de ensino e da aprendizagem, esta é uma das finalidades deste projeto.
Este será o instrumento que explicitará a intencionalidade da escola como instituição, indicando seu rumo e sua direção nas dimensões pedagógicas, administrativas, financeiras e jurídica.
Ao ser construído coletivamente, permitirá que os diversos atores expressem suas concepções de sociedade, escola, relação ensino – aprendizagem, avaliação etc. e seus pontos de vista sobre o cotidiano escolar, observando-se tanto o que a escola já é quanto o que ela poderá vir a ser, com base na definição de objetivos comuns das ações compartilhadas por seus atores.
Os desafios profissionais presentes no cotidiano da escola, precisa ser pensados e equacionados de forma participante, considerando o caráter heterogêneo do coletivo escolar, formado por pais, professores, alunos, corpo técnico – administrativo, pessoal de apoio, segmentos organizados da sociedade civil e gestores. Nesse sentido este projeto poderá ajudar a escola a trabalhar com esses desafios de forma mais sistemática, superando-os.

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